Gestão de Negócios na Era da Informação
Discente: Ayrton Tetsuo Shimizu;
Orientadora: Msc. Izabel Cristina Coelho;
Centro Universitário do Pará – CESUPA.
Com a Globalização e a competição por novos mercados, os gestores têm-se preocupado muito em encontrar formas de reduzir os custos, maximizar os lucros e manter a qualidade dos seus produtos com a finalidade de satisfazer as necessidades dos consumidores. Em vista disso, cabe aos gestores saber o momento oportuno para aplicar novos investimentos, aprimorar o controle da linha de produção (melhorando seus processos para obter efetividade em suas funções) e saber o momento exato de calcular os preços dos produtos. Basicamente são essas as funções dos gestores e, para facilitá-los, eles fazem uso de Sistemas de Informações, atualmente computadorizados e cada vez mais modernos.
A Gestão dos Negócios na Era da Informação reflete o avanço do Sistema de Informação que, gradativamente, auxilia o homem em suas tarefas e, para os gestores, nas tomadas de decisões empresariais. Foi na Revolução Industrial (séc. XIX) que surgiu um modelo rudimentar de Sistema de Informação, utilizado nos Departamentos de Pessoal, e consistia num software para realizar os cálculos das horas trabalhadas, além da emissão dos cheques de pagamentos dos funcionários (Stair; Reynolds, 2006). Na época isso representava um grande avanço na tecnologia, pois já não havia o desperdício de tempo com essas atividades. Anteriormente a isso, o Sistema de Informação predominante era o manual.
Posto que, com a Globalização, o mundo viu-se reduzindo cada vez mais em relação há 500 anos – no que tange ao tempo e espaço – e a tecnologia da informação alicerça esta era, pois disponibiliza os recursos necessários para acompanhar o mercado global, fazendo as transações comerciais de modo instantâneo e barato, assim é possível explorar novas áreas, atrair talentos e firmar alianças comerciais estratégicas. Logo, utilizando a tecnologia da informação racionalmente, ou seja, pautada no planejamento estratégico, nas estruturas e na cultura das organizações, fomenta uma infraestrutura de informação que objetiva o sucesso das operações e nos negócios, o que propicia nas conquistas almejada pelas organizações.
Diante disso, as organizações estão vivenciando que o conhecimento e a informação devem fundir-se para superar as expectativas e necessidades, pois, anteriormente, entre empresa e os colaboradores havia o senso comum no que tange aos objetivos planejados, ocorrendo troca mútua de interesses e com isso as organizações permanecerão por mais tempo num mercado altamente competitivo. Assim, a utilização dessas variáveis na Tecnologia da Informação fez surgir um novo papel: a Gestão dos Negócios como um todo.
Segundo Alter (1998) “um Sistema de Informação (SI) é um sistema que usa a Tecnologia da Informação para capturar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular ou expor informações usadas em um ou mais processos de negócio”.
Assim, com o advento da internet, as relações comerciais tornaram-se mais ágeis e o comércio eletrônico foi muito bem beneficiado nesse aspecto, pois o atendimento nas relações comerciais, as buscas por informações e a comunicação ficaram mais rápida, fácil e em tempo real, fato que possibilita a interação mútua entre empresas que visão oportunidades de sucessos nessa era, atualmente, em expansão.
Com relação a isso, O`BRIEN (2002) complementa que o comércio eletrônico é a compra, venda, marketing e assistência de produtos, serviços e informações, utilizando redes de computadores conectados, seja internamente (intranet), externamente (extranet) ou globais (internet), dentre outras. Pois, dessa maneira, há um melhor conforto e eficiência aos interessados, a saber: os clientes, fornecedores, equipes de trabalhos e demais agentes organizacionais. O uso dessa e outras ferramentas auxiliadoras na tecnologia da informação proporciona uma análise investigativa de como as rotinas estão sendo realizadas e isso faz com que se percebam possíveis erros, desperdícios de tempo ou de qualidade, possibilitando uma reformulação na gestão no que tange a qualidade do atendimento e na sua agilidade, além de uma drástica redução de custo.
O sucesso ou o fracasso de uma Gestão de Negócios na Era da Informação não se restringe ao exposto, pois o gestor não deve centralizar suas metas tão somente na redução dos custos, tempo e no aumento da tecnologia. O ponto crucial para o sucesso dessa gestão paira na eficiência da tecnologia da informação como alicerce nas estratégias das organizações, em capacitar e otimizar seus processos no que tange ao apoio de sua estrutura organizacional e no acréscimo no valor comercial do negócio. Entretanto, a má aplicação e uso da tecnologia da informação e do sistema de informação podem levar ao fracasso os objetivos dela, ocasionando a inviabilidade do negócio.
Não obstante a isso, para que haja uma Gestão de Negócios eficiente na Era da Informação, é primordial que haja o planejamento das estratégias adotadas. Robbins (2005), a função de planejar consiste em definir as metas, desenvolvendo as estratégias para obtê-las e reuni um conjunto abrangente de planos que integram e coordenam as atividades. Falar de planejamento engloba os fatores técnicos e os fatores interpessoais, o primeiro diz respeito ao know-how e o segundo a sua interação no meio em que está inserido. Nas organizações o segundo é tido como o fator determinante para o seu sucesso, sem desmerecer o primeiro.
Indubitavelmente, para obter efetividade na gestão voltada aos negócios numa era cada vez mais competitiva, cabe ao gestor definir as metas a serem conquistadas, recrutando as pessoas dispostas em obter os resultados proposto. Mas isso consiste em ter o planejamento de como deve ser feito e, posteriormente, estabelece meios de executá-la.
REFERENCIAS
ALTER, S. Information Systems: a Management perspective. Menlo Park. Califórnia: Benjamin Cummings. 2. ed., 1998.
CARREIRA, Marcio Luis; MORETI, Thiago Moura; OLIVEIRA, André Luís Belini de. Aprimorando a gestão de negócios com a utilização de tecnologia de informação. São Paulo : Revista de Ciências Gerenciais, nº 17, Ano 2009.
FREITAS, Lucia Santana de; TEÓFILO, Romero Batista. O uso de tecnologia da informação como ferramenta de gestão.
O`BRIEN, J. A. Sistema de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo. Tradução da 9ª ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2001.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 9. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. Tradução da 6 Edição Norte – Americana. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
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